sexta-feira, 24 de março de 2017

3 Mitos Sobre Memorização


1 - Ler Várias e Várias Vezes até Gravar

Já foi o tempo em que acreditávamos nisso, diversos estudos comprovaram que quando se trata de adquirir grandes quantidades de conhecimento, apenas ler por ler não funciona.

Talvez funcionasse para decorar regrinhas para a prova no tempo de escola, mesmo assim não era o meio mais eficiente.
Como você aprendeu acima, é melhor estudar do jeito certo uma vez do que ficar lendo várias vezes sem a concentração ideal e sem as técnicas corretas.

2 - Grifar ou Sublinhar Trechos

Não serve para absolutamente nada, mesmo que você volte e releia esses termos grifados isso não significa que você processou essa informação e transformou ela em conhecimento e gravou na sua memória. Além disso, não é muito prático ficar folheando livros e apostilas em busca desses termos.
Não fique triste se você faz isso, eu mesmo já fiz muito, só depois de gastar muitas canetas marca-texto é que eu fui descobrir que estava perdendo tempo. Antes tarde do que nunca, rs.

3 - Escutar ou Ver Alguém Explicando

Alguns acham que o problema está na leitura e que quando um professor explica fica mais fácil de gravar a matéria. Na verdade não importa se a informação veio de um livro, apostila, vídeo-aula, áudio-aula ou pessoalmente, o que importa é como estava o seu nível de concentração e como você processou essas informações.
Se você chegou ao final deste artigo, parabéns!!! Essas informações são valiosíssimas e podem transformar completamente a sua aprendizagem.
Para não “esquecer” o que aprendeu aqui, rs, pratique a técnica da auto-explicação e repita para você mesmo o que acabou de aprender e como vai utilizar nos seus estudos!
Compartilhe essas dicas com seus amigos que estejam estudando para alguma prova, com certeza eles vão gostar!


Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/dicas/como-fixar-na-memoria-o-conteudo-estudado-o-guia-completo#sthash.7Q55X3wr.dpuf